Iniciativa decorre nos dias 21 e 22 de agosto
Cidade do Vaticano, 20 ago 2019 (Ecclesia) – O Vaticano revelou hoje que vai acolher uma reunião de trabalho com responsáveis do Vietname para “aprofundar e desenvolver as relações bilaterais”, entre esta quarta e quinta-feira, 21 e 22 de agosto.
De acordo com uma comunicado publicado hoje pela sala de imprensa da Santa Sé, o oitavo encontro do “grupo conjunto de trabalho Vietname-Santa Sé” vai abordar “alguns aspectos da vida eclesial no Vietname, além de questões que dizem respeito ao status e à missão do representante pontifício residente naquele país”.
Durante a iniciativa será ainda debatida a futura visita ao Vietname do atual secretário de Estado do Vaticano, cardeal Pietro Parolin, uma deslocação que no entanto ainda não tem data definida.
A liderar a delegação vietnamita no Vaticano estará o vice-ministro para os Assuntos Exteriores daquela nação asiática,To Anh Dung, enquanto que a representação da Santa Sé estará a cargo do subsecretário das Relações com os Estados, padre Antoine Camilleri.
A Santa Sé e o Vietname não têm relações diplomáticas plenas e por isso têm mantido há vários anos negociações para o estabelecimento dessa ligação, através do referido grupo de trabalho bilateral.
Desde 2007, ano em que o Estado asiático e a Santa Sé retomaram os contactos bilaterais, mais de 20 prelados da Cúria Romana ou delegações do Vaticano estiveram em território vietnamita, para se encontrarem com a comunidade católica e autoridades governamentais.
A República Socialista do Vietname, atualmente com cerca de 82 milhões de habitantes, conta com 6 milhões de católicos, sendo o segundo maior número de fiéis do sudeste da Ásia, depois das Filipinas.
No entanto, as relações entre o Estado e a comunidade católica no país têm sido marcadas por fortes tensões, nomeadamente no que diz respeito às exigências de liberdade religiosa e de restituição das propriedades confiscadas pelo regime comunista.
O último encontro entre as delegações do Vaticano e do Vietname teve lugar em dezembro de 2018.
JCP