Comunicado aborda avaliação à Conferência de Religiosas dos Estados Unidos da América
Cidade do Vaticano, 07 mai 2013 (Ecclesia) – Os responsáveis das congregações para a Doutrina da Fé e os Institutos de Vida Consagrada, organismos da Santa Sé, afirmaram hoje a sua “unidade” no que diz respeito à “renovação” dos institutos religiosos.
“Os prefeitos das duas congregações trabalham em estreita colaboração, em função das suas responsabilidades específicas, e cooperaram em todo o processo de avaliação doutrinal da LCWR”, a Conferência de Religiosas dos Estados Unidos da América, que se iniciou em abril de 2012, assinala um comunicado de imprensa divulgado pelo Vaticano.
O arcebispo Gerhard Müller, prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, e o cardeal João Braz de Aviz, da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, reuniram-se esta segunda-feira, um dia depois de o cardeal brasileiro ter pedido “maior diálogo” com a LCWR.
Os responsáveis reafirmam, no comunicado, “o seu compromisso comum face à renovação da vida religioso e em particular à avaliação doutrinal da LCWR e o programa de reformas exigido, de acordo com a vontade do Santo Padre”.
As duas congregações, acrescenta a nota, colaboram num “abordagem teológica renovada da vida religiosa na Igreja”.
A Santa Sé diz que o processo que envolve a presidência da LCWR, por causa de posições contrárias à doutrina da Igreja Católica, tem como objetivo “apoiar a nobre e bela vocação dos religiosos”.
“As iniciativas neste campo dizer respeito, principalmente, à fé da Igreja e à sua expressão na vida religiosa”, acrescenta o documento.
O texto descarta a existência de qualquer “divergência” entre organismos da Santa Sé no que diz respeito à “renovação” da Vida Religiosa.
OC