Vaticano: Relações entre cristãos e hindus devem ter a marca da amizade e da solidariedade

Mensagem do Conselho Pontifício para o diálogo Inter-religioso assinala celebração hindu da «Deepavali», a festa da luz

Vaticano, 28 out 2013 (Ecclesia) – O presidente do Conselho Pontifício para o diálogo inter-religioso, o cardeal Jean-Louis Tauran enviou hoje uma mensagem à comunidade hindu por ocasião da “Deepavali”, a festa da luz, desafiando à “amizade” e á solidariedade.

“Neste mundo altamente competitivo, as tendências cada vez mais individualistas e materialistas estão a afetar negativamente as relações humanas e muitas vezes criam divisões nas famílias e na sociedade como um todo”, sendo por isso importante que cristãos e hindus “partilhem pensamentos” de forma a puderem “fomentar as relações humanas, para o bem de toda a humanidade através da amizade e de solidariedade”, escreve o Cardeal Jean-Louis Tauran, no texto divulgado pela Sala de Imprensa da Santa Sé.

“As relações humanas são o coração da existência humana e o que leva ao seu progresso” por isso “independentemente das diferenças étnicas, culturais, religiosas e ideológicas, todos nós pertencemos a uma única família humana” refere o presidente do Conselho Pontifício para o diálogo inter-religioso, num texto com o título “cristãos e hindus: fomentar as relações humanas através da amizade e da solidariedade”.

“Existe agora uma tendência perigosa para conceder o mesmo valor às coisas materiais como às relações humanas, reduzindo assim a pessoa humana a partir de um “alguém” para um “algo” que pode ser deixado de lado à vontade”, alerta o cardeal francês.

Estas “tendências individualistas geram uma falsa sensação de segurança” favorecem aquilo que o Papa Francisco descreve como “uma cultura de exclusão”, “a cultura do descartável” e a “globalização da indiferença”, pode-se ler no texto.

A promoção de uma “cultura de relacionamento e de solidariedade” é, por isso “imperativo para todos os povos” defende o presidente do Conselho Pontifício para o diálogo inter-religioso.

“A amizade e a solidariedade estão intimamente relacionados” sendo bases essenciais para a promoção de relações baseadas no respeito mútuo, algo que beneficiará “toda a família humana”.

Esta mensagem pretende felicitar a comunidade hindu pela comemoração da “Deepavali”, a festa da luz, celebrada a 3 de Novembro.

“Que Deus, fonte de toda a luz e vida, ilumine as vossas vidas e aprofunde a vossa felicidade e paz” escreve o presidente do Conselho Pontifício para o diálogo inter-religioso, o Cardeal Jean-Louis Tauran.

MD/PR

Partilhar:
Scroll to Top