Cidade do Vaticano, 13 abr 2015 (Ecclesia) – O Papa encerrou hoje a nona reunião do Conselho dos Cardeais – conhecido como ‘C9’ -, que segundo o porta-voz do Vaticano deve chegar até final de 2016 à conclusão da nova Constituição para a reforma da Cúria Romana.
O padre Federico Lombardi explicou em conferência de imprensa que os trabalhos, iniciados na segunda-feira, passaram pela “releitura” do consistório de fevereiro, no qual houve mais de 60 intervenções de cardeais de todo o mundo dedicadas à reforma da Cúria Romana
O responsável precisou que as mudanças podem acontecer “gradualmente”, estando já mais próxima a concretização das propostas para criar "duas novas grandes congregações", uma para ‘Leigos, Família e Vida’ e outra para os setores da ‘Caridade, Justiça e Paz’.
O documento que regulamenta atualmente a Cúria Romana é a constituição 'Pastor Bonus', assinada por São João Paulo II a 28 de junho de 1988.
Os participantes no encontro do ‘C9’ receberam o relatório final da análise aos meios de comunicação social do Vaticano, tendo sido nomeada uma comissão para estudar os passos destinados à concretização das propostas apresentadas.
Os trabalhos abordaram ainda a criação de procedimentos para atuar em relação a “responsáveis da Igreja” que tenham omitido ou ocultado casos de abusos sexuais.
A questão foi apresentada pelo cardeal Sean O’Malley, arcebispo de Boston e responsável pela Comissão Pontifícia para a Proteção de Menores.
As próximas reuniões do Conselho de Cardeais vão decorrer de 8 a 10 de junho, de 14 a 16 de setembro e entre 10 e 12 de dezembro.
OC