Vaticano quer restringir circulação de veículos a gasolina

Estado pontifício cada vez mais «verde»

O Vaticano proibirá a circulação de carros movidos a gasolina no seu território, permitindo o trânsito somente de veículos eléctricos. A informação foi dada à agência italiana ANSA pelo engenheiro Pier Carlo Cuscianna, director dos Serviços Técnicos do Governo do Estado da Cidade do Vaticano.

Segundo este responsável, a medida tem como objectivo combater as emissões de gases com efeito de estufa.

“Estamos a trabalhar num projecto que limpará consideravelmente o ar dentro da Cidade do Vaticano”, explicou.

Cuscianna indicou ainda que o serviço de engenharia de tráfego estuda também “rotas alternativas” no interior do Vaticano para optimizar o tempo de uso de veículos movidos por energia eléctrica, cujas baterias precisam de ser recarregadas a cada 90 minutos.

O uso da energia eléctrica como “combustível” na Santa Sé não é novidade. Há nove anos foi instalado no Estado um posto de carregamento para automóveis deste tipo.

O compromisso “verde” do Vaticano, contudo, não se fica por aqui e é particularmente visível no complexo foto voltaico que foi instalado em 2008 no tecto da sala Paulo VI: dos quase 5 mil metros quadrados de superfície da cobertura, cerca de 2 mil foram substituídos por painéis solares, enquanto que o restante é utilizado como tela para aumentar a quantidade de energia captada.

O desafio é que o Estado da Cidade do Vaticano seja o primeiro na Europa a cumprir os objectivos europeus, que prevêem que até 2020 se obtenham de fontes renováveis pelo menos 20% da energia consumida.

O Vaticano quer construir a maior central solar da Europa, que ficará localizada nos arredores de Santa Maria di Galeria, onde se situam as torres e antenas de transmissão da Rádio Vaticano.

Outro sinal da preocupação ecológica é o facto de o próprio Estado da Cidade do Vaticano ter sido o primeiro a chegar ao objectivo de “emissões zero” de carbono, com a criação, em 2007, de uma zona florestal em território húngaro.

Partilhar:
Scroll to Top