Vaticano quer cristãos a uma só voz

Cardeal Kurt Koch, presidente do Conselho Pontifício para a Promoção da Unidade dos Cristãos, defende maior «responsabilidade ecuménica»

Lisboa, 19 Jan (Ecclesia) – O presidente do Conselho Pontifício para a Promoção da Unidade dos Cristãos, convida os fiéis a fortalecerem os laços de cooperação e respeito mútuos, especialmente numa altura em que pairam sobre o cristianismo nuvens de violência e intolerância.

 

“Hoje a religião cristã é a mais perseguida. Só em 2008, dos mais de dois biliões de cristãos no mundo, 230 milhões foram vítimas de discriminações, desrespeitos, hostilidades e perseguições” refere o cardeal Kurt Koch, em entrevista ao jornal do Vaticano, «L’Osservatore Romano».

No lançamento da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, este ano dedicada ao tema “Unidos no ensinamento dos apóstolos, na comunhão, no partir do pão e na oração”, o prelado vem defender uma maior “responsabilidade ecuménica”.

Para D. Kurt Koch, a voz cristã no mundo só será credível “se todos estiverem unidos no testemunho da beleza do Evangelho”.

Ajudar os cristãos perseguidos no mundo, “denunciando publicamente as situações de martírio” e lutar arduamente “a favor da liberdade religiosa e da dignidade humana” são os principais desafios deixados pelo presidente do Conselho Pontifício para a Promoção da Unidade dos Cristãos.

A Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos assinala-se até dia 25 de Janeiro, também em Portugal.

Para a próxima Sexta-feira, dia 21, está marcada uma celebração nacional em Coimbra, estando ainda previstos vários encontros e vigílias em diversas dioceses, como Lisboa, Porto, Braga, Algarve ou Aveiro.

A página oficial do Vaticano fornece um conjunto de orações para estes dias, num trabalho desenvolvido por cristãos em Jerusalém.

 “Conscientes das suas próprias divisões e da sua própria necessidade de fazer mais pela unidade do corpo de Cristo, as Igrejas em Jerusalém fazem um apelo a todos os cristãos para a redescoberta conjunta dos valores que mantinham unida a comunidade primitiva”, pode ler-se.

JCP

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top