Vaticano: Programa para Dia Mundial dos Pobres inclui Missa e almoço com o Papa

Organismos da Santa Sé reforçam oferta de cuidados de saúde, na Praça de São Pedro

Cidade do Vaticano, 08 nov 2023 (Ecclesia) – O Papa vai presidir à Missa do Dia Mundial dos Pobres, a 19 de novembro, almoçando depois com um grupo de pessoas necessitadas, no Auditório Paulo VI, anunciou o Vaticano.

Em nota enviada hoje à Agência ECCLESIA, o Dicastério para a Evangelização adianta que, além das iniciativas presididas por Francisco, a data vai contar um reforço da oferta de médicos, enfermeiros e voluntários no ambulatório ‘Mãe de Misericórdia’, estrutura que oferece assistência gratuita a pessoas em situação de sem-abrigo, ao longo de todo o ano, na Praça de São Pedro.

O lema da celebração, em 2023, foi tirado do livro de Tobias, do Antigo Testamento, ‘Não desvieis o olhar dos pobres’ (Tb 4,7), e a mensagem do Papa foi tornada pública na festa de Santo António, a 13 de junho.

  1. Rino Fisichella, pró-prefeito do Dicastério para a Evangelização, liga este Dia Mundial ao caminho de preparação para o Jubileu 2025.

“Que a nossa atenção aos mais necessitados nos torne a todos peregrinos da esperança, no mundo que precisa de ser iluminado pela presença da luz do Senhor ressuscitado e pela tocha da caridade que Ele acendeu nos nossos corações”, realça o colaborador do Papa.

O Dicastério para o Serviço da Caridade, novo organismo da Cúria Romana, vai organizar o almoço com os pobres que Francisco oferece, no Auditório Paulo VI, depois da celebração eucarística na Basílica de São Pedro, pelas 10h00 (menos uma em Lisboa).

O Dicastério para a Evangelização vai também ajudar famílias menos favorecidas do pagamento de faturas.

OC

 

Pobreza: Francisco critica «desordem ética» e «mundo virtual» que gera «vidas frustradas» e desafia a convidar pessoas pobres para almoçar ao domingo

Partilhar:
Scroll to Top