Cidade do Vaticano, 28 mar 2013 (Ecclesia) – O programa do Papa inclui seis celebrações entre o final Semana Santa e a Páscoa, entre elas uma missa num centro prisional de menores e a bênção ‘urbi et orbi’ (à cidade [de Roma] e ao mundo).
Francisco vai presidir à chamada missa crismal na manhã de hoje, Quinta-feira Santa (08h30 de Lisboa), com os cardeais, patriarcas, bispos e padres reunidos na Basílica de São Pedro.
Mais tarde (16h30), o Papa desloca-se ao Instituto Penal para Menores de Casal del Marmo, em Roma, para presidir à missa da Ceia do Senhor, que evoca a última ceia de Jesus.
A Sexta-feira Santa recorda a morte de Jesus, com um momento de oração na Basílica de São Pedro (16h00) e a tradicional Via Sacra no Coliseu de Roma (20h15).
A vigília pascal, celebração mais importante do calendário litúrgico católico, tem início marcado para as 19h30 de sábado, na Basílica do Vaticano.
O dia de Páscoa começa com uma missa na Praça de São Pedro, às 09h15 portuguesas, seguindo-se a bênção ‘urbi et orbi’, com a mensagem de Francisco a todo o mundo.
A Semana Santa, ciclo litúrgico mais importante do calendário católico, recorda os momentos que antecederam a prisão e execução de Jesus e culmina na Páscoa, na qual se celebra a ressurreição de Cristo.
OC