Vaticano: Processo de furto e divulgação de documentos reservados da Santa Sé perto do fim

Cidade do Vaticano, 05 jul 2016 (Ecclesia) – O julgamento do processo de furto e divulgação de documentos reservados da Santa Sé, conhecido como ‘Vatileaks2’, entrou na sua “fase conclusiva”, anunciou o porta-voz do Vaticano.

O padre Federico Lombardi referiu aos jornalistas que esta segunda-feira o Ministério Público do Estado da Cidade do Vaticano pediu penas de prisão de 45 a 21 meses para três dos acusados: monsenhor Angel Vallejo, antigo secretário de uma Comissão relativa ao estudo e orientação sobre a organização das estruturas económico-administrativas da Santa Sé; Francesca Immacolata Chaouqui, leiga ligada à mesma comissão; Nicola Maio, ex-colaborador de monsenhor Vallejo.

Quanto aos jornalistas Emiliano Fittipaldi e Gianluigi Nuzzi, responsáveis pela publicação das notícias e dos livros ‘Avareza’ e ‘Via Crucis’, respetivamente, foi decidido diferenciar “as duas posições”.

O promotor de Justiça do Vaticano pediu para Gianluigi Nuzzi uma condenação de um ano de prisão, com pena suspensa, enquanto Emiliano Fittipaldi deverá ser absolvido por falta de provas.

OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top