«Missa do Galo» vai recordar quem é perseguido por causa da fé, pobres e marginalizados
Cidade do Vaticano, 24 dez 2013 (Ecclesia) – O Papa Francisco começa hoje a cumprir pela primeira vez o seu calendário para o tempo litúrgico do Natal, no Vaticano, com a tradicional Missa do Galo, a partir das 21h30 (menos uma hora em Lisboa).
A cerimónia vai ser concelebrada este ano não só por cardeais mas também por todos os bispos e sacerdotes que o desejem, é antecedida pelo canto da “calenda”, um texto da antiguidade cristã que serve como anúncio do nascimento de Jesus, acontecimento que a oração coloca na época da 194ª Olimpíada e no ano 752 da fundação de Roma, entre outras referências históricas.
Após o canto do ‘Glória’, vão tocar os sinos da Basílica de São Pedro e o Papa vai colocar uma imagem do menino Jesus na manjedoura.
Os participantes na missa, transmitida para dezenas de países, incluindo Portugal, vão lembrar os que são perseguidos por causa da fé, os pobres, os doentes e os marginalizados, segundo refere o livro da celebração disponibilizado pela Santa Sé.
No final da celebração, Francisco vai recolher a imagem do menino Jesus para a levar em procissão até ao presépio, onde terá lugar uma homenagem de 10 crianças, representando os cinco continentes, que depositarão flores diante do local.
O calendário celebrativo prossegue na quarta-feira, com a bênção ‘Urbi et Orbi’, ao meio-dia de Roma, antecedida pela mensagem natalícia do Papa, na Praça de São Pedro.
Assinalando o final de 2012, Francisco vai presidir a uma cerimónia de agradecimento a Deus, a 31 de dezembro, a partir das 17h00.
O primeiro dia de 2014 é assinalado por uma missa na Basílica do Vaticano, pelas 10h00, na solenidade litúrgica de Maria Santíssima, Mãe de Deus, e Dia Mundial da Paz.
No dia 6 de janeiro, o Papa preside à solenidade da Epifania do Senhor, popularmente conhecida como dia de Reis, às 10h00, na Basílica de São Pedro: após o Evangelho, vai ter lugar o solene ‘Anúncio da Páscoa’, com as principais datas do ano litúrgico em 2014.
A 12 de janeiro, no final do tempo do Natal, Francisco vai batizar algumas crianças na Capela Sistina, numa cerimónia marcada para as 09h30, na festa do Batismo do Senhor.
OC