Francisco recebeu Enda Kenny em audiência
Cidade do Vaticano, 28 nov 2016 (Ecclesia) – O primeiro-ministro da Irlanda, Enda Kenny, visitou hoje o Papa no Vaticano e anunciou, após o encontro, que Francisco vai visitar o país em 2018, aquando do próximo Encontro Mundial da Família, em Dublin.
“O Papa Francisco tem sido uma voz importante para os jovens, os pobres e os desfavorecidos. Estou feliz porque vai visitar a Irlanda em 2018”, assinalou o líder político, numa mensagem divulgada nas redes sociais.
Francisco recebeu o ‘taoiseach’ (primeiro-ministro) irlandês em audiência privada; Kenny reuniu-se depois com o secretário de Estado do Vaticano, cardeal Pietro Parolin, acompanhado pelo arcebispo Paul Richard Gallagher, secretário do Vaticano para as relações com os Estados.
A sala de imprensa da Santa Sé refere, em comunicado, que nos encontros se falou dos “laços históricos” entre as duas partes, sublinhando o “contributo permanente” da Igreja Católica no âmbito social e educativo.
“Também se falou da importância do papel dos cristãos no espaço público, sobretudo na promoção do respeito pela dignidade de cada pessoa, a começar pelas mais fracas e indefesas”, acrescenta a nota oficial.
Em cima da mesa estiveram ainda as migrações na Europa, o desemprego juvenil e os desafios do Velho Continente “em matéria política e institucional”.
OC