Conselho ordinário do organismo reuniu-se no Vaticano sob a presidência do Papa
Cidade do Vaticano, 16 mai 2014 (Ecclesia) – O Papa presidiu à mais recente reunião do Conselho ordinário do Sínodo dos Bispos, que analisou o primeiro esboço do documento de trabalho (instrumentum laboris) das próximas assembleias sinodais, dedicadas aos “‘desafios pastorais sobre a família”.
Segundo comunicado divulgado hoje pelo Vaticano, a reunião de terça e quarta-feira analisou as “sugestões” dos participantes e apresentou a “nova metodologia” que vai ser seguida na assembleia extraordinária do Sínodo dos Bispos marcada para outubro.
A reflexão sinodal sobre a família inclui uma assembleia ordinária em 2015 e só após a conclusão destes dois momentos serão apresentadas propostas ao Papa, a partir das quais poderá redigir uma exortação apostólica.
O documento preparatório para este Sínodo foi enviado às conferências episcopais de todo o mundo, acompanhado por um questionário com 38 perguntas para promover uma consulta alargada às comunidades católicas sobre as principais questões ligadas à família e ao casamento.
OC