Vaticano: Presidente da Câmara de Braga levou ao Papa «a Roma Portuguesa»

Encontro ficou marcado pela oferta de um presente que deixou Francisco «particularmente agradado e surpreendido»

Braga, 24 fev 2017 (Ecclesia) – O presidente da Câmara de Braga encontrou-se com o Papa Francisco, depois da habitual audiência pública semanal com os peregrinos no Vaticano, e destacou uma cidade minhota que é terra fértil de história e de fé.

Os pormenores do encontro são adiantados hoje na página da autarquia na internet, que dá conta da “enorme” importância desta iniciativa, para toda a região de Braga e para Ricardo Rio.

De acordo com o serviço de informação daquela CM, Ricardo Rio apresentou Braga como ‘a Roma Portuguesa’ e ‘uma Cidade de Fé’, com base na sua ‘história bimilienar’.

“Consciente da impossibilidade da visita do Papa Francisco à Cidade de Braga na sua próxima deslocação a Portugal”, aquele responsável salientou lugares como “a Sé Catedral, ponto de partida de milhares de peregrinos rumo a Santiago”, o santuário de “Bom Jesus do Monte”, a “Basílica do Sameiro” e o “Mosteiro de Tibães”, entre “tantos outros edifícios” que marcam a vivência cristã da região minhota.

Ricardo Rio descreveu ainda ao Papa a forma vibrante como o povo bracarense celebra acontecimentos como o Natal e a Páscoa, pautados por “múltiplas iniciativas” como “o Presépio Vivo de Priscos” ou um vasto programa integrado na “Semana Santa”.

O responsável político aproveitou ainda o encontro com Francisco, esta quarta-feira, para levar alguns presentes representativos das gentes de Braga, um dos quais deixou o Papa “particularmente agradado e surpreendido”.

Tratou-se de um livro digital intitulado “Braga, Cidade de Fé”, e repartido em “duas peças autónomas, encrustadas num formato de livro histórico”.

No topo a obra apresentava “um tablet” com dois vídeos, um descritivo da cidade e outro com “uma compilação” com “80 histórias de amor”, ou seja, 80 pinturas feitas por crianças de Braga a frequentarem o Colégio João Paulo II.

Esta última parte pretendeu realçar “a importância da família e dos avós em particular” e inseriu-se ainda na comemoração dos 80 anos de idade do Papa Francisco, em Dezembro passado”, pode ler-se.

Quanto à base do referido livro digital, ela tinha “um nano-chip com uma das citações preferidas” do Papa argentino, “em várias dimensões”.

A frase “ Qual de vós, tendo cem ovelhas e perdendo uma, não deixa as noventa e nove no deserto e vai em busca da que se perdeu, até encontrá-la”, retirada do Evangelho de São Lucas, e que Francisco tem sublinhado várias vezes, sobretudo em encontros e mensagens dirigidas a sacerdotes e outros membros do clero.

JCP

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR