Vaticano: Presidente da Argentina é primeiro chefe de Estado recebida pelo Papa

Francisco encontrou-se com secretário de Estado da Santa Sé antes de se reunir com Cristina Kirchner

Octávio Carmo, enviado da Agência ECCLESIA ao Vaticano

Cidade do Vaticano, 18 mar (Ecclesia) – O Papa Francisco encontra-se hoje com a presidente da Argentina, sua terra natal, naquele que é o primeiro encontro oficial com um chefe de Estado desde o início do pontificado.

A reunião decorre na Casa de Santa Marta, onde o Papa se encontra alojado após a sua eleição, na última quarta-feira.

A presidente Cristina Kirchner lidera uma delegação de 20 personalidades do país sul-americano que vão marcar presença esta terça-feira na missa solene de inauguração do até agora cardeal Jorge Bergoglio, jesuíta e arcebispo de Buenos Aires, de 76 anos.

Segundo o porta-voz do Vaticano, trata-se de um “encontro informal” que se prolonga durante o almoço.

Kirchner emitiu um comunicado, após a eleição de Francisco, no qual deixou votos de que “ao assumir a condução e a orientação da Igreja”, o Papa argentino tenha “uma frutuosa tarefa pastoral, desempenhando tão grandes responsabilidades em prol da justiça, da igualdade, da fraternidade e da paz da humanidade”.

Antes do encontro, Francisco encontrou-se com o secretário de Estado do Vaticano, cardeal Tarcisio Bertone.

A Santa Sé revelou ainda que o primeiro Papa jesuíta da história recebeu este domingo o superior geral da Companhia de Jesus, padre Adolfo Nicolás, o qual se tinha referido à eleição pontifícia como um “caminho cheio de esperança” que se abre para a Igreja.

“Desde o primeiro momento em que apareceu perante o povo de Deus, [o Papa Francisco] deu testemunho visível da sua simplicidade, da sua humildade, da sua experiência pastoral e profundidade espiritual”, refere a mensagem do responsável máximo dos jesuítas.

OC

Notícia atualizada às 12h05

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR