Vaticano: Presépio de Veneza e árvore de Abruzzo preparam Natal

Inauguração marcada para dia 3, estarão em exposição na Praça de São Pedro e Sala Paulo VI até 8 de janeiro

Foto: Lusa/EPA Imagem no Natal de 2021

Cidade do Vaticano, 29 out 2022 (Ecclesia) – O Vaticano vai receber um abeto branco de 30 metros vindo da região de Abruzzo e um presépio de madeira feito na província de Udine, em Veneza, para celebrar o natal na Praça de São Pedro.

A inauguração está marcada para 3 de dezembro, segundo informação da Sala de imprensa do Vaticano, enviada à Agência ECCLESIA, que indica ainda que a Sala Paulo VI vai, este ano, ter um presépio oferecido pelo governo da Guatemala.

“É uma representação da Natividade composta pela Sagrada Família e três anjos. Todos são feitos à mão por artesãos da tradição guatemalteca, com tecidos coloridos, onde a cor ouro domina, e estátuas de madeira”, pode ler-se.

“O presépio que será montado na Praça São Pedro para o Natal de 2022 vem de Sutrio, na província de Udine, uma dos locais mais característicos de Carnia, Friuli Venezia-Giulia. Por sua vez, o majestoso abeto branco de 30 metros vem de Abruzzo, exatamente de Rosello, um pequeno vilarejo de montanha com apenas 182 habitantes”, indica o comunicado.

A inauguração do presépio e da iluminação de Natal vai acontecer no dia 3, às 17h, numa cerimónia presidida pelo cardeal Fernando Vérgez Alzaga, presidente do Governatorado do Estado da Cidade do Vaticano e na presença da Irmã Raffaella Petrini, secretária geral do mesmo Governatorato.

De manhã estão previstas audiências do Papa Francisco a delegações de Sutrio, Rosello e da Guatemala para a apresentação oficial dos presentes.

“O Presépio de Sutrio será inteiramente feito de madeira, com uma semiesfera que atuará como uma gruta, onde será exibida a Sagrada Família, em torno da qual serão colocados personagens em tamanho real”, explicita o comunicado.

Para além das figuras da natividade, o presépio, esculpido à mão em madeira de cedro, vai apresentar “personagens comuns” a realizar trabalhos ou gestos simbólicos.

“A madeira utilizada provém do corte planeado por viveiristas que cuidam de jardins públicos ou privados, onde foram plantadas árvores de cedro há mais de cem anos, de modo que nenhuma árvore foi cortada para fazer o presépio”, explica o comunicado.

O menino Jesus é retratado com “características clássicas, com o pequeno envolto em faixas e deitado em uma manjedoura”, tendo sido feito com “cinzéis, goivas e raspas para os diversos acabamentos manuais”.

“Nossa Senhora, colocada à esquerda do Menino Jesus, estará ajoelhada com a cabeça coberta pelo manto e seus braços estendidos para indicar o Salvador. São José é representado de pé à direita da criança: com uma mão segura um cajado e com a outra segura uma pequena lanterna para iluminar a gruta”, descreve.

Encontramos ainda personagens como um carpinteiro, em homenagem aos artesão de Sutrio, uma tecelã, representando a arte feminina de Carnia, comerciantes itinerantes com uma arca de madeira aos ombros, que de aldeia em aldeia ia vender produtos artesanais, e ainda a figura da pastora, que quer “simbolizar a montanha que fornece alimento para os animais com seus recursos”.

“Há também uma família, composta de um homem, uma mulher e uma criança que, unidos num abraço, estão de pé diante da Gruta. Encontram-se ainda duas crianças, que, em posições diferentes no presépio, representam as esperanças da vida e do mundo”, indica o comunicado.

O presépio conta ainda com duas figuras simbólicas, que querem mostrar a solidariedade, “especialmente praticada em ambientes como a montanha”, e também os três Reis Magos, colocados numa rampa que conduz à gruta.

O abeto branco é proveniente da aldeia de Rosello, uma aldeia localizada no centro de Sangro, local medieval ondeterão nascidos os monges beneditinos da Abadia de San Giovanni em Verde, no início da Idade Média.

As decorações para a árvore, que serão expostas na Praça São Pedro, foram feitas pelos jovens da estrutura residencial de reabilitação psiquiátrica «La Quadrifoglio», “um lugar de atendimento onde os hóspedes, totalmente integrados no tecido social de Rosello, desenvolvem uma caminho de reabilitação”.

O comunicado informa que a árvore e os Presépios vão permanecer em exposição até o final do Natal, que coincide com a Festa do Batismo do Senhor, domingo 8 de janeiro de 2023.

LS

Partilhar: