O Conselho Pontifício das Comunicações Sociais (CPCS) está a preparar uma jornada de reflexão sobre a missão da imprensa católica no mundo.
O Congresso Mundial para a Imprensa Católica realiza-se de 4 a 7 de Outubro, no Vaticano, e vem fechar o ciclo de trabalhos iniciado com os congressos sobre televisão e rádio, que decorreram em 2006 e 2008, respectivamente.
A pouco mais de um mês do congresso dedicado à imprensa, a Santa Sé já recebeu confirmações de participação de mais de 60 países, segundo adianta a Rádio Vaticano.
O arcebispo D. Cláudio Maria Celli, presidente da CPCS, refere que “a grande questão de base é sempre a mesma: no contexto social de hoje, na Igreja de hoje, que papel deve desempenhar a imprensa católica?”
“O tema do Congresso”, acrescenta o mesmo responsável, “não se refere só à Igreja católica, mas à imprensa católica na era digital, porque actualmente há mais pessoas a ler os jornais na internet do que a comprar um exemplar em papel. É inegável que as novas tecnologias estão a abrir perspectivas mais amplas, ricas e estimulantes”.
O Congresso Mundial da Imprensa Católica vai ter como convidados alguns especialistas que trabalham na imprensa católica, em todo o mundo.
O Conselho Pontifício das Comunicações Sociais pediu às Conferências Episcopais de cada país para que nomeiem 3 delegados para o evento. Dois peritos em imprensa e um especialista em Internet e novas tecnologias.