Vaticano: Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé recebeu superior dos lefebvrianos

Cidade do Vaticano, 23 set 2014 (Ecclesia) – O prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, cardeal Gerhard Ludwig Müller, recebeu hoje Bernard Fellay, superior geral da Fraternidade Sacerdotal São Pio X fundada por D. Marcel Lefèbvre (1905-1991).

“Durante a reunião foram discutidos alguns problemas de doutrinal e canónica, e determinou-se proceder por etapas e num tempo razoável rumo à superação das dificuldades e à desejada realização da plena reconciliação”, adianta uma nota de imprensa divulgada pela Santa Sé.

Entre as questões que separam as duas partes destacam-se a aceitação do Concílio Vaticano II (1962-1965) e do magistério pós-conciliar dos Papas em matérias como as celebrações litúrgicas, o ecumenismo ou a liberdade religiosa.

O encontro durou cerca de duas horas e foi o primeiro entre os dois responsáveis.

Bernard Fellay afirmou em abril de 2013 que o diálogo com a Santa Sé para o reconhecimento canónico, iniciado com o Papa emérito Bento XVI, estaria “encerrado”.

O Papa alemão escreveu em 2009 que "enquanto a Fraternidade não tiver uma posição canónica na Igreja, também os seus ministros não exercem ministérios legítimos na Igreja” e que “enquanto as questões relativas à doutrina não forem esclarecidas, a Fraternidade não possui qualquer estado canónico na Igreja".

OC

 

Partilhar:
Scroll to Top