Vaticano: Portugueses da maratona de Roma à Praça de São Pedro

Coincidências levaram duas famílias a acompanhar momento histórico na vida da Igreja

Octávio Carmo, enviado da Agência ECCLESIA ao Vaticano

Cidade do Vaticano, 19 mar 2013 (Ecclesia) – A maratona de Roma, no domingo, levou vários portugueses a viverem hoje o início do pontificado de Francisco mais de perto, aproveitando a sua estadia na capital italiana.

Ataíde Delicado marcou presença na missa que decorreu na Praça de São Pedro, com uma bandeira nacional, e deixou elogios à “surpresa” que surgiu do último Conclave, com a eleição de um “Papa sul-americano e jesuíta”.

O português tinha viagem marcada desde dezembro, para acompanhar a participação dos seus dois filhos na maratona, e viveu hoje com “emoção” a celebração em que viu Francisco como “uma pessoa muito simples” com “facilidade a chegar a toda gente”, em particular “às classes sociais mais baixas”.

“Talvez haja uma evolução da Igreja para a parte social, numa situação tão grave em toda a Europa”, disse aos jornalistas.

Natália Oliveira, do Porto, também está na capital italiana por causa da maratona, na qual participou o seu marido Jorge, numa decisão tomada há vários meses, antes de se saber que Bento XVI iria renunciar ao pontificado.

Sobre o Papa Francisco, a portuguesa diz ser “uma pessoa simples e que tenta dar uma imagem mais unificada da Igreja e transmitir a mensagem essencial, que é a Palavra de Jesus”.

“É um momento único”, acrescentou, a respeito da celebração.

As duas filhas do casal, com 6 e 8 anos, também estiveram na Praça de São Pedro, e veem o Papa como alguém “simpático”.

Entre 150 e 200 mil pessoas acompanharam a cerimónia de início solene do pontificado do Papa Francisco, segundo uma estimativa do porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi.

OC

Partilhar:
Scroll to Top