Papa reuniu-se com o presidente da Igreja Evangélica da Alemanha
Cidade do Vaticano, 08 abr 2013 (Ecclesia) – O Papa Francisco recebeu hoje o presidente da Igreja Evangélica da Alemanha, Nikolaus Schneider, numa audiência privada, anunciou o Vaticano.
O diretor da sala de imprensa da Santa Sé adiantou que “o encontro foi extremamente frutuoso e significativo do objetivo ecuménico que também neste pontificado se leva por diante sem incertezas”.
O padre Lombardi revelou que Schneider saudou o Papa pela sua eleição e considerou “entusiasmante” a escolha do nome Francisco, que evoca “um santo que fala verdadeiramente a todos os cristãos”.
A reunião evocou a visita, em 2011, de Bento XVI a Erfurt, no leste da Alemanha, onde o Papa emérito se reuniu com representantes do Conselho da Igreja Evangélica Alemã no antigo convento dos Agostinhos, no qual viveu Martinho Lutero (1483-1546) antes de promover a reforma.
A Igreja Luterana vai assinalar em 2017 os 500 anos da reforma que a levou à separação de Roma.
Nikolaus Schneider e o Papa falaram também sobre o “valor do ecumenismo dos mártires”, recordando o sofrimento dos fiéis de várias confissões cristãs que morreram durante o regime nazi.
RV/OC