Vaticano: Porta-voz da Santa Sé diz que armas são «instrumento de legítima defesa» mas estão a levar a morte a «todo o lado»

Cidade do Vaticano, 21 jan 2013 (Ecclesia) – O porta-voz da Santa Sé considera que as armas constituem “um instrumento de legítima defesa” mas estão a ser usadas “em todo o lado” para executar “ameaças, violências e morte”.

A posição do padre italiano Federico Lombardi, publicada no site da agência de notícias do Vaticano, foi tomada no seguimento das iniciativas anunciadas pela administração dos EUA para limitar e controlar a difusão e uso das armas, medidas que o sacerdote diz serem “um passo na justa direção”.

“Ninguém se pode iludir que bastará limitar o número e uso das armas para impedir no futuro tragédias horrendas como aquela de Newtown”, sublinha o sacerdote ao referir-se ao massacre de 20 crianças e seis adultos ocorrido em dezembro no estado do Connecticut.

O responsável frisa que é “preciso repetir” os apelos ao desarmamento e contrariar a produção, comércio e contrabando de armas, “alimentados por indignos interesses económicos ou de poder”.

Para o padre Federico Lombardi “são bem vindos os resultados alcançados com a adesão às convenções internacionais, como por exemplo, a redução das minas antipessoal e dos testes nucleares”, ainda que as armas sejam “sempre demasiadas”.

“A paz nasce do coração mas será mais fácil atingi-la se tivermos menos armas na mão”, realçou.

RJM

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR