Vaticano: Porta-voz condena uso «inaceitável» da imagem do Papa em campanha publicitária

Benetton retira fotomontagem com Bento XVI após protesto da Santa Sé

Cidade do Vaticano, 16 nov 2011 (Ecclesia) – O porta-voz do Vaticano criticou hoje o uso “inaceitável” da imagem de Bento XVI numa campanha publicitária da marca italiana Benetton, que classificou como “uma grave falta de respeito”.

O Papa alemão foi apresentado, numa fotomontagem, a beijar um imã da mesquita de Al-Azhar, no Egito.

Em comunicado divulgado pela Rádio Vaticano, o padre Federico Lombardi, anunciou que a Secretário de Estado está a “avaliar as diligências a tomar” junto das “autoridades competentes” para uma “justa tutela do respeito pela figura do Santo Padre”.

Segundo o diretor da sala de imprensa da Santa Sé, o Vaticano protesta “contra a utilização completamente inaceitável da imagem do Santo Padre, manipulada e instrumentalizada, como parte de uma campanha publicitária com finalidades comerciais”.

“Trata-se de uma grave falta de respeito pelo Papa, bem como de uma ofensa aos sentimentos dos fiéis, uma demonstração evidente da maneira como se podem violar, em publicidade, as regras elementares do respeito pelas pessoas para atrair a atenção através de uma provocação”, acrescentou o porta-voz do Vaticano.

O grupo italiano Benetton anunciou, entretanto, a decisão de retirar de circulação a campanha publicitária, alegando estar “desolado com o facto de a utilização da imagem ter chocado tanto a sensibilidade dos fiéis”.

A nova campanha da “United Colors of Benetton”, chamada ‘UNHATE’ (não ódio), tinha sido apresentada oficialmente ao início da tarde por Alessandro Benetton, vice-presidente do grupo, em Paris.

OC

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR