Vaticano: Peregrinos ainda esperam para visitar urna de João Paulo II

Primeira missa com invocação do novo beato vai ser celebrada esta segunda-feira

Octávio Carmo, enviado da Agência ECCLESIA ao Vaticano

Cidade do Vaticano, 01 mai 2011 (Ecclesia) – Centenas de pessoas continuam a entrar esta noite na basílica de São Pedro, após várias horas de espera, para visitar a urna de João Paulo II, colocada diante do altar principal do edifício.

Depois da celebração de beatificação do Papa polaco, muitos dos peregrinos – as autoridades italianas falam em cerca de um milhão – regressaram aos seus locais de origem, mas outros permaneceram ou rumaram ao Vaticano, depois de se terem visto impedidos de o fazer durante a manhã.

A urna do novo beato acabou, assim, por ser o centro das atenções nas últimas 12 horas, levando até à basílica de São Pedro dezenas de milhares de pessoas, que aproveitam para tirar fotos e prestar brevemente a sua homenagem a João Paulo II, sempre em movimento – não é permitido parar em frente ao local.

Entretanto, nas ruas de Roma começa a limpar-se o lixo e a circulação está a ser reposta, após a partida da maioria dos participantes na beatificação deste domingo, presidida por Bento XVI.

Apenas os espaços junto à Praça de São Pedro e a alguns ecrãs gigantes, que vão projetando cenas da vida de Karol Wojtyla, concentram os peregrinos que ainda se encontram na capital italiana.

Esta segunda-feira, na Praça de São Pedro, às 10:30 (09:30 em Lisboa), será celebrada a primeira missa com invocação do beato João Paulo II, presidida pelo cardeal Tarcisio Bertone, secretário de Estado do Vaticano.

A oração inicial dessa Missa – formalmente, a «coleta» -, em português, é a seguinte: “Ó Deus, rico de misericórdia, que escolhestes o beato João Paulo II para governar a vossa Igreja como Papa, concedei-nos que, instruídos pelos seus ensinamentos, possamos abrir confiadamente os nossos corações à graça salvífica de Cristo, único redentor do homem. Ele que convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos”.

À imagem do que aconteceu hoje, a cerimónia vai ser presidida por uma hora de preparação na qual, entre outros, vão ser lidos textos retirados da obra poética de Wojtyla

A sepultura dos restos mortais de João Paulo II no andar principal da basílica, vai ser feita de forma privada, ao final da tarde de segunda-feira, na capela de São Sebastião, localizada na nave da basílica do Vaticano, junto da famosa ‘Pietà’ de Miguel Ângelo.

Karol Wojtyla (1920-2005) foi beatificado pelo seu sucessor, um facto inédito na história da Igreja que respondeu a inúmeros gestos de “veneração por ele [João Paulo II]”, segundo o atual Papa.

OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top