Vaticano: Pastoral para os Migrantes e os Itinerantes dedica simpósio às «crianças e mulheres» que vivem na rua

Cidade do Vaticano, 16 set 2015 (Ecclesia) – O Conselho Pontifício da Pastoral para os Migrantes e os Itinerantes está a promover até quinta-feira um simpósio internacional dedicado ao “fenómeno das crianças, mulheres e suas famílias” que vivem na rua,.

O simpósio internacional, no Instituto Maria Bambina, no Vaticano, pretende elaborar um plano de ação “à luz dos Ensinamentos do Papa Francisco” que responda ao “fenómeno” de quem vive nas ruas, nomeadamente “as crianças, as mulheres e as suas famílias”.

O “Fenómeno das crianças e das mulheres de rua na América Latina” foi apresentado pela irmã Maria Cristina Roletti, membro da coordenação nacional da Pastoral do Povo de Rua no Brasil, que alertou para um “sistema onde as pessoas passam a ser produtos”.

“Tudo é visto como uma mercadoria. A grande dificuldade que existe é a urbanização da própria pobreza”, disse a religiosa à Rádio Vaticano.

Segundo a irmã Maria Cristina Roletti o método de trabalho da Pastoral do Povo de Rua no Brasil é conversar sobre as questões que levam as pessoas a “sobreviver nas ruas” mas também discutem as “políticas públicas” direcionadas para essa população porque “o Estado tem obrigação de responder e oferecer oportunidades para que tenham habitação, saúde, educação”.

O encontro começou no domingoe termina esta quinta-feira, quando, segundo o programa, os participantes vão ser recebidos em audiência pelo Papa Francisco às 11h00 locais (menos uma hora em Lisboa).

CB/OC

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR