Leão XIV foi o responsável deste organismo da Santa Sé, desde janeiro de 2023 até à eleição
Cidade do Vaticano, 20 mai 2025 (Ecclesia) – O Papa Leão XIV visitou o Dicastério para os Bispos da Santa Sé, na manhã desta terça-feira, dia 20 de maio, e celebrou a Missa na capela do organismo do qual foi prefeito nos últimos dois anos.
Leão XIV foi recebido com aplausos e coros de “viva o Papa”, por um grupo de pessoas, reunidas na praça a poucos metros da colunata de São Pedro, na terceira saída surpresa do Vaticano do novo pontífice, informa o portal online ‘Vatican News’.
O cardeal norte-americano Robert Francis Prevost, eleito como Papa, foi o prefeito do Dicastério para os Bispos (Santa Sé), nomeado pelo Papa Francisco, entre janeiro de 2023 até a eleição como pontífice no Conclave 2025, no dia 8 de maio.
Leão XIV chegou à sede do Dicastério para os Bispos, onde celebrou a Missa na capela, por volta das 10h00 locais (menos uma hora em Lisboa), numa carrinha preta, que já usou noutras visitas fora do Vaticano, nomeadamente à Cúria Geral da Ordem de Santo Agostinho (Agostinianos), onde viveu durante 12 anos, em Roma, há uma semana, no dia 13, e rezar no Santuário de Nossa Senhora do Bom Conselho, a 10 de maio.
Cerca de uma hora e meia, após a chegada do Papa ao Dicastério para os Bispos da Santa Sé, outro grupo de pessoas esperavam a saída de Leão XIV, de carro da garagem deste organismo, na parte de trás do edifício, na Via dei Corridori.
Leão XIV, nesta terça-feira, 20 de maio, vai tomar posse da Basílica Papal de São Paulo Fora dos Muros, às 17h00 locais (menos uma hora em Lisboa), onde visita o túmulo de São Paulo.
O novo Papa, o cardeal Robert Francis Prevost, foi responsável mundial da Ordem de Santo Agostinho, cargo que exerceu durante 12 anos, de 2001 a 2013, e, na visita à Cúria Geral, a 13 de maio, situada junto das colunatas de São Pedro, participou na Eucaristia na capela da comunidade e almoçou com irmãos agostinianos, como costumava fazer quando era cardeal.
Já na primeira saída do Vaticano, no dia 10, o Papa Leão XIV visitou um santuário mariano, que é dirigido pelos religiosos da Ordem de Santo Agostinho, em Genazzano, a cerca de 50 quilómetros a leste de Roma, onde venerou a imagem de Nossa Senhora do Bom Conselho, e, no regresso ao Vaticano, rezou junto ao túmulo de Francisco.
Leão XIV escolheu como lema episcopal ‘in Illo uno unum’, tiradas de um sermão de Santo Agostinho: “embora nós, cristãos, sejamos muitos, no único Cristo somos um”.
As celebrações relativas ao início do ministério do bispo de Roma incluem a tomada de posse da cátedra na Basílica de São João de Latrão, a Catedral da diocese romana, e a tomada de posse da Basílica Papal de Santa Maria Maior, que vão acontecer a 25 de maio.
O primeiro Papa norte-americano, natural dos Estados Unidos da América, e também da OSA foi eleito após dois dias de Conclave, a 8 de maio, sucedendo a Francisco, que faleceu a 21 de abril.
A Missa para a “solene inauguração” do pontificado de Leão XIV Papa realizou-se este domingo, 18 de maio, na Praça de São Pedro no Vaticano.
CB
Leão XIV: Vaticano divulgou principais compromissos do novo Papa em maio