Entre os dias 2 e 13 de setembro, Francisco vai estar também na Indonésia, Papua-Nova Guiné e Singapura
Vaticano, 05 jul 2024 (Ecclesia) – A Sala de Imprensa da Santa Sé divulgou hoje o programa da viagem do Papa à Ásia e Oceânia, que inclui passagens pela Indonésia, Papua Nova-Guiné, Timor-Leste e Singapura, entre 2 e 13 de setembro.
Francisco tem vários encontros marcados com crianças, jovens, grupos de idosos e doentes nos vários países, além de reuniões com responsáveis do clero, autoridades políticas e representantes da sociedade civil.
Segundo informa o programa revelado pela Sala de Imprensa da Santa Sé, o Papa parte no dia 2 de setembro, pelas 17h15 (menos uma hora em Lisboa), do Aeroporto Internacional de Roma em direção a Jacarta (Indonésia), onde chega no dia 3 de setembro, pela 11h30, decorrendo ali o acolhimento oficial.
No dia seguinte, o Papa é recebido com uma cerimónia de boas-vindas na área externa do Palácio Presidencial “Istana Merdeka” e tem agendada uma visita de cortesia ao presidente da República para as 10h.
Segue-se o encontro com as autoridades, sociedade civil e corpo diplomático na Sala do Palácio Presidencial “Istana Negara” (10h35) e um encontro privado com os membros da Companhia de Jesus na Nunciatura Apostólica (11h30).
Durante a tarde, Francisco reúne-se às 16h30 com os bispos, sacerdotes, diáconos, consagrados/as, seminaristas e catequistas na Catedral de Nossa Senhora da Assunção e uma hora mais tarde com os jovens da organização ‘Scholas Occurentes’, na Casa da Juventude “Grha Pemuda”.
Na quinta-feira, 5 de setembro, a visita prossegue com um encontro religioso na Mesquita “Istiqlal”, outro com os assistidos pelas obras de caridade na Sede da Conferência Episcopal da Indonésia e uma Missa no Estádio “Gelora Bung Karno”.
O Papa Francisco despede-se de Jacarta a 6 de setembro e chega ao Aeroporto Internacional de Port Moresby “Jacksons” (Papua-Nova Guiné) às 18h50, mais uma vez recebido por cerimónia de boas-vindas.
A visita de cortesia ao governador geral acontece já no sábado, às 9h45, seguida de um encontro com as autoridades, com a sociedade civil e com o corpo diplomático na “Apec Haus” (10h25), uma visita às crianças de “Street Ministry” e “Callan Services” na “Caritas Technical Secondary School” (17h00) e um encontro com os bispos de Papua Nova Guiné e das ilhas Salomão, sacerdotes, diáconos, consagrados/as, seminaristas e catequistas no Santuário de Nossa Senhora Auxiliadora (17h40).
O Papa encontra-se com o primeiro-ministro do país na Nunciatura Apostólica no domingo, 8 de setembro e, depois de uma missa no Estádio “Sir John Guise”, parte do Aeroporto Internacional de Port Moresby “Jacksons” para Vanimo, onde chega pelas 15h15.
Meia hora mais tarde, Francisco tem agendado um encontro com um grupo de missionários na “Holy Trinity Humanities School” de Baro, regressando a Port Moresby, às 19h55.
A viagem mais longa do pontificado conhece uma nova etapa na segunda-feira, 9 de setembro, com a partida do Papa para Díli (Timor-Leste), mas antes disso ainda interage com os jovens no Estádio “Sir John Guise”.
Já em Díli, Francisco tem uma visita de cortesia ao presidente da República no Palácio Presidencial (18h30) e um encontro com as autoridades, com a sociedade civil e com o corpo diplomático (19h).
Na terça-feira, 10 de setembro, Francisco visita crianças com deficiência na escola “Irmãs Alma” (8h45), tem o habitual encontro com bispos, sacerdotes, diáconos, consagrados/as, seminaristas e catequistas na Catedral da Imaculada Conceição (9h30), reúne-se com os membros da Companhia de Jesus na Nunciatura Apostólica (10H45) e preside à Missa na esplanada de Taci Tolu.
O Papa encontra-se com os jovens no “Centro de Convenções” na quarta-feira, 11 de setembro, e segue viagem para Singapura, onde o acolhimento oficial acontece às 14h15 e, mais tarde, pelas 18h15 tem um encontro privado com os membros da Companhia de Jesus na Casa de retiros “São Francisco Xavier”.
No penúltimo dia da viagem, o Papa tem marcada uma cerimónia de boas-vindas na “Parliament House”, uma visita de cortesia ao presidente da República, um encontro com o primeiro-ministro, outro com as autoridades, sociedade civil e corpo diplomático no Teatro do Centro Cultural Universitário da “National University of Singapore” e durante a tarde, 17h15, uma Eucaristia no Estádio Nacional de Singapura, no “Singapore Sports Hub”.
A viagem termina a 13 de setembro com o Papa a visitar um grupo de idosos e doentes na Casa “Santa Teresa” (9h15), um encontro inter-religioso com os jovens no “Catholic Junior College” (10h00).
O Papa chega ao Aeroporto Internacional de Roma/Fiumicino às 18h25.
LJ/PR