Vaticano: Papa visita Cúria Geral da Ordem de Santo Agostinho, onde viveu durante 12 anos (c/vídeo)

Leão XIV celebrou a Missa e almoçou com os agostinianos, deixando-lhes a mensagem de que devem «estar sempre próximos uns dos outros»

Cidade do Vaticano, 13 de mai 2025 (Ecclesia) – O Papa Leão XIV visitou na manhã desta terça-feira a Cúria Geral da Ordem de Santo Agostinho, situada junto das colunatas de São Pedro, onde residiu durante 12 anos quando era superior geral da congregação.

O Papa chegou antes das 12h, numa carrinha preta, que fez um breve percurso do Vaticano à Via Paulo VI, atrás da colunata de Bernini, tendo participado na Eucaristia na capela da comunidade e almoçado com irmãos agostinianos, como costumava fazer quando era cardeal, informa o portal Vatican News.

“Ele costumava vir comer aqui e queria agradecer à comunidade por isso. Ele veio celebrar a Eucaristia e almoçar connosco. Foi uma visita em família, de agradecimento”, relatou o prior geral da Ordem de Santo Agostinho, frei Alejandro Moral Antón.

O responsável descreve que foram “momentos muito familiares” e “muito agradáveis”, realçando que Leão XIV “conhece todos” e que todos o conhecem.

“Estávamos todos muito felizes”, refere o frei Alejandro Moral Antón, assinalando que o momento foi de convívio, naquela que foi a primeira visita como Papa.

O prior geral da Ordem de Santo Agostinho indica que o momento foi divertido e que muitas pessoas vieram cumprimentar o Papa, incluindo os funcionários que ali trabalham, como os cozinheiros.

Questionado sobre a mensagem deixada pelo Papa, o responsável referiu que Leão XIV disse aos irmãos agostinianos que devem “estar sempre próximos uns dos outros, viver, como pede Santo Agostinho, a comunhão”.

De acordo com o Vatican News, centenas de pessoas reuniram-se em frente ao portão da Cúria Agostiniana para aguardar a saída do Papa, que deixou a comunidade cerca das 15h, cumprimentando os que o aguardavam.

Leão XIV foi responsável mundial da Ordem de Santo Agostinho, cargo que exerceu durante 12 anos, de 2001 a 2013.

O novo Papa escolheu como lema episcopal ‘in Illo uno unum’, tiradas de um sermão de Santo Agostinho: “embora nós, cristãos, sejamos muitos, no único Cristo somos um”.

O cardeal Robert Francis Prevost, até agora prefeito do Dicastério para os Bispos, foi eleito como Papa no dia 08 de maio, após dois dias de Conclave, assumindo o nome de Leão XIV.

A Missa para a “solene inauguração” do pontificado do Papa vai decorrer a 18 de maio, pelas 10h00 (menos uma em Lisboa), na Praça de São Pedro.

LJ/OC

Partilhar:
Scroll to Top