Vaticano: Papa vai rezar em basílica romana dedicada à Virgem

Francisco regressa a Santa Maria Maior após primeira visita no dia seguinte à sua eleição

Lisboa, 04 mai 2013 (Ecclesia) – O Papa vai deslocar-se hoje à Basílica de Santa Maria Maior, em Roma, para presidir à oração do rosário a partir das 18h00 locais (menos uma em Lisboa).

Francisco já tinha visitado de forma privada o local de culto a 14 de março, dia seguinte à sua eleição pontifícia.

“Peçamos à Virgem Maria que nos ensine a viver a nossa fé nas ações de cada dia, e a dar mais espaço para o Senhor”, escreveu o Papa, esta manhã, numa mensagem dirigida aos mais de seis milhões de seguidores em nove línguas no Twitter.

Esta tarde, Francisco vai deixar um ramo de flores diante da imagem da Virgem Maria ‘Salus Populi Romani’ (protetora do povo de Roma).

O cardeal Santos Abril y Castelló, arcipreste desta basílica papal, disse à Rádio Vaticano que este é “um Papa muito mariano” que colocou “o seu pontificado aos pés de Nossa Senhora”.

Na sexta-feira, Francisco publicou uma mensagem na sua conta da rede social Twitter para convidar as famílias à recitação da oração do rosário.

“Seria maravilhoso, no mês de maio, rezar juntos em família o terço. A oração faz com que a vida familiar torne-se ainda mais sólida”, referia o texto.

O rosário surgiu no século XII como substituto das preces e leituras da Liturgia das Horas para os monges iletrados, com as suas 150 ave-marias a corresponderem aos 150 salmos da Bíblia.

Cada uma das cinco séries de dez Ave-Marias que compõem o terço é introduzida pela enunciação e meditação de um episódio da vida de Cristo, seguida da oração do Pai-Nosso, terminando com o ‘Glória’.

OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top