Francisco prossegue recuperação, após operação de quarta feira
Roma, 10 Jun 2023 (Ecclesia) – O Papa vai recitar o ângelus de forma privada, no Hospital Gemelli, de Roma, por sugestão da equipa médica.
“Por indicação da equipa médica e do seu assistente de saúde pessoal, como se pode deduzir do pós-operatório normal em intervenções deste tipo, o Papa Francisco recitará a oração do ângelus em privado, este domingo, unindo-se espiritualmente, com afeto e gratidão, aos fiéis que desejarem acompanhá-lo, onde quer que estejam”, refere uma nota enviada aos jornalistas pelo Vaticano.
A informação foi explicada hoje, em conferência de imprensa, pelo cirurgião que operou Francisco, a uma hérnia abdominal, na última quarta-feira, apontando à necessidade de “cautela” no processo de cicatrização.
O Vaticano informou que o Papa passou uma terceira noite tranquila e prossegue o pós-operatório como previsto.
A equipa médica que acompanha o pós-operatório informou que o mesmo prossegue de forma “regular” e a administração de soro foi suspensa, estando Francisco a alimentar-se com “dieta pastosa”, sem qualquer complicação cardíaca ou respiratória.
“O Papa Francisco está a seguir uma convalescença cuidadosa, que visa uma menor tensão sobre a parede abdominal, para permitir que a rede protésica implantada e a faixa muscular afetada cicatrizem de forma ideal”, acrescenta a nota de imprensa.
As informações divulgadas pela Santa Sé, sobre o estado de saúde de Francisco, têm sublinhado que o processo de recuperação, após uma intervenção de três horas, com anestesia geral, tem decorrido de forma “regular”, sem quaisquer complicações.
Na última terça-feira, o Vaticano divulgou o programa da próxima viagem do Papa a Portugal, de 2 a 6 de agosto, para presidir à JMJ Lisboa 2023.
Francisco, que vai passar por Fátima a 5 de agosto, tem vários encontros previstos com estudantes, jovens e moradores de um bairro social, além de autoridades políticas e representantes da sociedade civil.
OC
Notícia atualizada às 14h00
Vaticano: Papa prossegue recuperação e deixa mensagem às crianças hospitalizadas