Encontro com Justin Welby vai servir para reforçar esforço comum contra a «chaga» da exploração e trafico de seres humanos
Cidade do Vaticano, 30 mai 2014 (Ecclesia) – O Papa Francisco vai receber em audiência dia 16 de junho, no Vaticano, o líder da Igreja Anglicana e arcebispo de Cantuária, Justin Welby.
O gabinete de comunicação da Santa Sé adianta que o encontro entre os dois líderes religiosos será sobretudo voltado para a reflexão à volta da “chaga moderna da escravatura e tráfico de seres humanos”.
Justin Welby, de 58 anos, assumiu a condição de primaz da Comunhão Anglicana no dia 21 de março de 2013, dois dias depois do início oficial do pontificado de Francisco.
Já este ano, os dois promoveram o lançamento de uma declaração comum, com a participação da comunidade muçulmana, contra qualquer tipo de exploração humana.
O documento, assinado em Roma, esteve na base de uma “Rede Global de Liberdade” (Global Freedom Network) envolvendo as diversas sensibilidades religiosas.
Apontava para a necessidade de “um esforço comum para colocar fim à exploração física, económica e sexual de mulheres, homens e crianças”, que tem condenado cerca de “30 milhões de pessoas à desumanização e à degradação”.
A agenda da visita de três dias do arcebispo da Cantuária a Roma (começa dia 14 de junho) vai incluir encontros com representantes da Comunidade de Santo Egídio, projeto de apoio aos pobres e refugiados, e elementos da Fundação internacional ecumênica católica “Caminho Novo”.
O líder da Igreja Anglicana vai ainda ter oportunidade de passar pelo Centro Anglicano de Roma e de participar no lançamento do novo site da Comissão Internacional Anglicana e Romana Católica para a Unidade e a Missão.
News.va/JCP