Primeiro encontro entre os dois responsáveis
Cidade do Vaticano, 04 mai 2017 (Ecclesia) – O Papa Francisco vai receber o presidente norte-americano, Donald Trump, numa audiência marcada para 24 de maio, pelas 08h30 (menos uma em Lisboa), informou o Vaticano.
Este vai ser o primeiro encontro entre os dois líderes, mas o Papa enviou uma mensagem aquando da tomada de posse do Trump, desejando que o líder dos EUA tome decisões “clarividentes” e atentas aos mais fracos.
“Num momento em que a família humana é assolada por graves crises humanas, que exigem respostas políticas clarividentes e unidas, rezo para que as suas decisões sejam guiadas pelos ricos valores espirituais que moldaram a história do povo americano”, escreveu Francisco.
Donald Trump, 45.º presidente dos Estados Unidos da América, tem divergências com o Papa em matérias de imigração e ambiente, mas tem sido elogiado pelos responsáveis católicos em temas como o aborto ou a oposição à ideologia do género.
Numa entrevista, Francisco comentou a eleição de Donald Trump como presidente dos EUA, pedindo tempo e rejeitando ser um dos “profetas de calamidades".
"Veremos o que ele faz e então podemos avaliar", sustentou.
Este sábado, no regresso do Egito, o Papa apelou ao fim da escalada de tensão entre os Estados Unidos da América e a Coreia do Norte, dizendo temer um conflito nuclear que destruiria “grande parte da humanidade”.
“Peço-lhes, vou pedir-lhes, como já pedi a outros líderes de vários locais, que trabalhem para resolver os seus problemas através do caminho da diplomacia”, declarou.
Francisco falava numa conferência de imprensa no voo de regresso a Roma, após uma viagem de dois dias ao Egito, sugerindo que norte-americanos e norte-coreanos recorram à mediação de um terceiro país, se necessário.
"Temos de parar", defendeu.
OC