Vaticano: Papa vai receber cartas de crianças provenientes da «periferia da Europa»

Iniciativa do Conselho das Conferências Episcopais do Velho Continente terá lugar no final da audiência pública de quarta-feira

Saint Gallen, Suíça, 03 set (Ecclesia) – O Papa vai receber esta quarta-feira, no final da habitual audiência pública no Vaticano, “um livro com desenhos e um conjunto de cartas” escritas por crianças provenientes de territórios europeus mais desfavorecidos, a nível social e económico.

A iniciativa é organizada pelo Conselho das Conferências Episcopais da Europa (CCEE) que, em comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA, explica que o principal objetivo é mostrar a Francisco “as preocupações e angústias” que atualmente atingem o Velho Continente, através da “simplicidade das crianças”. 

A comitiva que vai entregar as cartas ao Papa é composta pelo arcebispo croata D. Đuro Hranić, responsável pelo setor de “Catequese, Escola e Universidade” da CCEE, e pelo padre Michel Remery, vice-secretário do mesmo Conselho dos bispos europeus.  

Para “embaixador das crianças da periferia da Europa” foi escolhido Vasile S., um jovem órfão da Moldávia que será acompanhado pelo bispo de Chisinau, D. Anton Cosa.

Na carta que escreveu, a criança de 11 anos, que encontrou uma “família” na Fundação Regina Pacis, dirige-se ao Papa como “Pai” e pede-lhe “uma foto para colar junto à cama” e assim o ter sempre junto de si.

Vasile vai oferecer a Jorge Mario Bergoglio uma “pequena cruz com uma criança a sorrir”, porque o padre que o resgatou das ruas de Chisinau, em conjunto com a irmã, lhe disse que “mesmo no meio do sofrimento, é preciso saber sorrir”.   

Durante o encontro com o Papa, acrescenta a CCEE, Francisco vai “assinar uma cópia da coleção de desenhos e cartas” feita pelas crianças.

Liderado pelo cardeal húngaro Péter Erdö, o Conselho das Conferências Episcopais da Europa foi criado em 1971 e é composto pelas 33 conferências episcopais da Europa, representadas pelos seus presidentes, além dos arcebispos do Luxemburgo, Principado do Mónaco, Chipre dos Maronitas e do bispo de Chisinau, na Moldávia.

JCP

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top