Porta-voz fala em iniciativa de «caráter humanitário»
Cidade do Vaticano, 17 nov 2023 (Ecclesia) – O Papa Francisco vai encontrar-se, a 22 de novembro, com parentes de reféns israelitas e familiares de palestinos residentes na Faixa de Gaza, anunciou hoje o Vaticano.
“Posso confirmar que na manhã de quarta-feira, 22 de novembro, à margem da Audiência Geral, o Papa Francisco se vai encontrar, em momentos distintos, com um grupo de parentes de israelitas mantidos como reféns em Gaza e com um grupo de familiares de palestinos que sofrem com o conflito na Faixa de Gaza”, indicou o porta-voz do Vaticano, em nota enviada esta noite aos jornalistas.
Segundo Matteo Bruni, os encontros, de “caráter exclusivamente humanitário”, querem manifestar a “proximidade espiritual” do Papa com “o sofrimento de cada um”.
O comunicado cita a intervenção de Francisco no ângelus do último domingo: “Qualquer ser humano, seja cristão, judeu ou muçulmano, de qualquer povo ou religião, cada ser humano é sagrado, é precioso aos olhos de Deus, tem direito a viver em paz”.
Ainda esta manhã, à margem de um evento na Embaixada de Itália junto da Santa Sé, o secretário de Estado do Vaticano, cardeal Pietro Parolin, admitia a possibilidade de um encontro do Papa com familiares de reféns, considerando que a sua libertação e um cessar-fogo são essenciais para a “solução” do conflito iniciado a 7 de outubro.
OC