Francisco recebeu delegação de 500 militares italianos
Cidade do Vaticano, 10 dez 2021 (Ecclesia) – O Papa recebeu hoje uma delegação de 500 militares italianos, na memória litúrgica de Nossa Senhora do Loreto, padroeira dos aviadores, encerrando o jubileu do santuário italiano.
“Somos feitos para o céu, abramo-nos a Deus e aos outros”, disse Francisco, no Vaticano, perante uma delegação da Aeronáutica Militar Italiana.
O Papa convocou um Jubileu Lauretano para todos os que viajam de avião, em 2019, tendo-o prolongado até hoje por causa da pandemia.
Francisco sublinhou que os militares devem ser “agentes de paz, servir a paz tanto no ar quanto na terra, tanto na pátria quanto no exterior, nas áreas de conflito”.
“Segundo a antiga tradição bíblica, cada jubileu nos lembra que somos peregrinos neste mundo: que não somos ‘donos’ da terra, e muito menos do céu, mas que devemos cultivar e preservar este ‘jardim’ no qual Deus nos colocou”, indicou, na Basílica de São Pedro.
“Fomos feitos para voar, não tanto no sentido material, mas especialmente no sentido espiritual. Somos filhos de um Pai que nos diz: ‘Sejam santos, porque eu sou santo’, que é como dizer: voem alto”, acrescentou.
A devoção a Nossa Senhora de Loreto está ligada ao relato do milagre que teria levado a casa em que viveu a Virgem Maria, em Nazaré, para a localidade italiana.
OC