Leão XIV justifica decisão com recomendações do Conselho para a Economia

Cidade do Vaticano, 04 dez 2025 (Ecclesia) –Leão XIV suprimiu a comissão para os donativos à Santa Sé, criada há menos de dez meses por Francisco, seguindo recomendações do Conselho para a Economia.
“O Conselho para a Economia, responsável pela supervisão das estruturas e atividades administrativas e financeiras da Santa Sé, dedicou especial atenção ao estudo da referida questão, examinando-a novamente e consultando especialistas na área. Posteriormente, ao avaliar positivamente os primeiros passos recentemente dados, o Conselho formulou algumas recomendações com o objetivo de remodelar a atual estrutura institucional responsável pela gestão do setor”, escreve o Papa.
A revogação do organismo, destinado a incentivar as contribuições dos fiéis, foi decidida num quirógrafo assinado a 29 de setembro e divulgado hoje pelo Vaticano.
A comissão tinha sido instituída pelo Papa Francisco em fevereiro de 2025, no âmbito da angariação de fundos para projetos específicos da Cúria Romana e do Governatorado do Estado da Cidade do Vaticano.
O decreto enquadra a medida na responsabilidade de supervisão económica, sublinhando que “a questão das doações e da angariação de fundos para a Santa Sé representa um aspeto importante do vínculo de unidade e caridade entre as Igrejas particulares e a Sé Apostólica, em particular do ponto de vista do exercício efetivo do ministério petrino”.
Com a revogação do Estatuto, o organismo e todos os seus atos perdem “toda a força canónica ou jurídica”.
O Papa delegou no presidente da Administração do Património da Sé Apostólica (APSA), D. Giordano Piccinotti, a liquidação da Comissão, sendo todos os seus bens destinados à Santa Sé.
Leão XIV anunciou ainda a criação de um novo grupo de trabalho para formular “propostas relativas à questão geral da angariação de fundos para a Santa Sé, juntamente com a definição de uma estrutura adequada”, cabendo ao Conselho para a Economia propor os seus membros.
OC
Igreja/Economia: Papa cria comissão permanente para assegurar financiamento da Santa Sé
