Vaticano: Papa sublinha valor da «obediência» na vida consagrada

Leão XIV recebeu religiosos de vários institutos, reunidos em capítulos gerais

Foto: Vatican Media

Cidade do Vaticano, 18 set 2025 (Ecclesia) – O Papa sublinhou hoje o valor da “obediência” na vida consagrada, falando a religiosos de vários institutos, reunidos em capítulos gerais.

“A obediência, no seu significado mais profundo de escuta ativa e generosa do outro, é um grande ato de amor”, disse, numa intervenção divulgada pela sala de imprensa da Santa Sé.

O encontro no Vaticano reuniu Leão XIV com participantes nos capítulos gerais dos Missionários do Preciosíssimo Sangue, da Sociedade de Maria, dos Frades Franciscanos da Imaculada e das Ursulinas de Maria Imaculada.

“Hoje, falar de obediência não está muito na moda: é vista como uma renúncia à própria liberdade. Mas não é assim”, indicou, falando do voto dos religiosos e religiosas como “um caminho luminoso de doação, que pode ajudar muito o mundo em que vivemos a redescobrir o valor do sacrifício”.

O Papa convidou os consagrados a “servir os irmãos nas suas reais necessidades, reconhecendo na indigência do próximo a voz de Deus”.

Leão XIV, que foi responsável mundial da Ordem dos Agostinianos, apresentou a vida em comum como “lugar de santificação e fonte de inspiração”.

A intervenção sublinhou ainda a necessidade de “atenção aos sinais dos tempos”.

“Sem esse olhar aberto e atento às reais necessidades dos irmãos, nenhuma das vossas congregações teria nascido. Os vossos fundadores e fundadoras foram pessoas capazes de observar, avaliar, amar e depois partir, mesmo correndo o risco de grandes sofrimentos, arriscando as suas vidas”, afirmou.

Leão XIV concluiu, agradecendo aos religiosos pelo bem que “fazem todos os dias, em tantas partes do mundo, um bem muitas vezes desconhecido aos olhos dos homens, mas não aos de Deus”.

OC

Partilhar:
Scroll to Top