Vaticano: Papa sublinha papel dos bispos na Igreja Católica

Se estes «pilares» enfraquecem, «a Igreja também enfraquece, sofre»

Cidade do Vaticano, 22 jan 2016 (Ecclesia) – O Papa Francisco destacou hoje o papel dos bispos na Igreja Católica, durante a Missa a que presidiu na capela da Casa de Santa Marta, no Vaticano.

“Os bispos são colunas da Igreja”, afirmou Francisco na sua homilia, acrescentando que quem desempenha a missão episcopal tem a “responsabilidade de ser testemunha da Ressurreição de Jesus”, de um Deus “que salva, que deu a vida” pela humanidade, que a todos “acolhe sempre e perdoa”.

De acordo com a mensagem desta manhã do Papa argentino, veiculada pela Rádio Vaticano, “testemunho” é mesmo uma das palavras-chave do trabalho dos bispos, e a outra é a “oração”.

“A primeira tarefa do bispo não é fazer planos pastorais, não! Rezar: esta é a primeira tarefa”, sustentou.

Na sua reflexão, Francisco reconheceu que estas “duas tarefas não são fáceis” mas delas depende a força da Igreja Católica e do seu anúncio no mundo.

“Se esses pilares enfraquecem porque o bispo não reza ou reza pouco, porque esquece-se de rezar; ou não anuncia o Evangelho, ocupando-se de outras coisas, a Igreja também enfraquece, sofre. O povo de Deus sofre. Porque os pilares são fracos”, alertou.

O Papa concluiu a sua intervenção exortando as comunidades católicas a rezarem por si e por todos os bispos do mundo.

“Porque nós somos pecadores, também temos fraquezas”, salientou.

JCP

Partilhar:
Scroll to Top