Leão XIV enviou mensagem a jogo solidário, na Itália, alertando para a «corrida do ódio»
Cidade do Vaticano, 16 jul 2025 (Ecclesia) – O Papa apelou à promoção do desporto como fator de unidade, na luta contra as “divisões” e os conflitos, numa mensagem enviada aos participantes num jogo solidário que decorreu esta terça-feira, na cidade italiana de Aquila.
“Ainda é possível – é sempre possível – encontrar-se, mesmo em tempos de divisões, bombas e guerras. É necessário criar oportunidades para isso. Desafiar as divisões e reconhecer que este é o maior desafio: encontrar-se”, indica Leão XIV, numa intervenção em vídeo.
O Papa pede que todos tenham “força para acreditar e pedir que haja uma trégua, um tempo que pare a corrida do ódio”.
“Está em jogo a nossa humanidade. Que este jogo que fala de paz marque um ponto a seu favor”, desejou.
A mensagem sublinha que os participantes no “jogo do coração”, disputado no Estádio Gran Sasso, puderam “contribuir juntos para uma boa causa”.
“Reconstruir a unidade dos corações partidos, os nossos e os dos outros. Reconhecer que, no coração de Deus, somos um só. E que o coração é o lugar do encontro com Deus e com os outros”, acrescentou.
O desafio levou ao relvado cantores e políticos italianos em prol de um projeto em favor das famílias e crianças internadas no Hospital Pediátrico ‘Bambino Gesù’, propriedade da Santa Sé, que chegam à Itália vindas de zonas de guerra.
Leão XIV apresentou uma reflexão sobre os termos “jogo” e “coração”, que se tornam “duas palavras a ser conjugadas juntas” e especialmente através do encontro, num “evento beneficente que é ao mesmo tempo desportivo e televisivo”.
O Papa destacou a importância de recolher “fundos para a vida, para a cura, não para a destruição e a morte”.
O desporto, acrescentou, “transfigura o confronto em encontro, a divisão em inclusão, as solidões em comunidade”.
OC