Bento XVI fala em mundo marcado pelo «mal e o sofrimento»
Cidade do Vaticano, 22 abr 2012 (Ecclesia) – Bento XVI sublinhou hoje no Vaticano a atualidade da ressurreição de Jesus num mundo “marcado pelo mal e o sofrimento, a dor e o medo”.
“Ele [Jesus] dá-nos hoje de novo a sua paz, abre o caminho para a vida e a bondade”, disse o Papa, após a oração do Regina Caeli, que durante o tempo litúrgico da Páscoa substitui o Angelus.
Perante milhares de pessoas, reunidas na Praça de São Pedro, Bento XVI convidou os católicos a testemunharem a sua fé “até aos confins da terra”.
Na catequese inicial, o Papa recordou a reação dos discípulos nos primeiros contactos com Jesus, após a ressurreição, frisando que esta “não anula os sinais da crucifixão”.
“Graças a estes sinais muito realistas, os discípulos superam a dúvida inicial e abriram-se o dom da fé”, prosseguiu.
Bento XVI recordou, por outro lado, que durante o tempo pascal é habitual a realização de cerimónias de primeira comunhão para crianças, exortando “os párocos, pais e catequistas a preparar bem esta festa da fé com grande fervor, mas também com sobriedade”.
O Papa aludiu ainda à beatificação de María Inés Teresa del Santíssimo Sacramento, que decorreu este sábado, no México, e à celebração do Dia da Universidade Católica do Sagrado Coração, na Itália.
“É importante que os jovens se formem nos valores, para lá dos conhecimentos científicos e técnicos”, referiu.
OC