Vaticano: Papa solidário com populações da Síria e Iraque

Francisco recebeu responsáveis pelo apoio às comunidades cristãs orientais

Cidade do Vaticano, 26 jun 2014 (Ecclesia) – O Papa Francisco manifestou hoje a sua solidariedade às da Síria e do Iraque, durante um encontro com a assembleia da Reunião das Obras de Auxílio às Igrejas Orientais (ROACO), no Vaticano.

“Exprimo juntamente convosco a proximidade da Igreja Católica aos irmãos e irmãs da Síria e do Iraque”, disse, durante a audiência que decorreu na sala Clementina do Palácio Apostólico.

O Papa estendeu a sua saudação à “amada Ucrânia”, que vive uma situação “muito grave”, e à Roménia, países particularmente abordados nos trabalhos da assembleia.

Francisco recordou os emigrantes destas comunidades orientais bem como os “numerosos deslocados e refugiados”, pedindo que lhes seja restituída “dignidade e segurança”, com o “devido respeito pela sua identidade e liberdade religiosa”.

“O vosso apoio nas nações mais atingidas pode responder a necessidades primárias, especialmente dos mais pequenos e fracos, como a muitos jovens tentados a abandonar a sua pátria de origem”, acrescentou.

Um mês depois de ter concluído a sua primeira viagem à Terra Santa, o Papa destacou a necessidade de promover a “plena unidade de todos os cristãos” e o “diálogo inter-religioso”.

Francisco recordou o gesto de plantar uma oliveira nos jardins do Vaticano, cumprido durante a invocação pela paz com os presidentes de Israel e da Palestina, juntamente com o patriarca de Constantinopla (Igreja Ortodoxa).

“Com a unidade e a caridade, os discípulos de Cristo cultivam a paz para todos os povos e comunidades, vencendo as discriminações persistentes, a começar por aquelas com motivos religiosos”, declarou.

O Papa deixou votos de que os cristãos orientais possam contar sempre com “o apoio da Igreja universal” para, com o seu testemunho de fé, ajudarem a “travar o fogo das armas, do ódio e da vingança”.

“As suas lágrimas e os seus receios são nossos, como é de resto a sua esperança. Para o demonstrar, temos a nossa solidariedade, que tem de ser concreta e eficaz, capaz de estimular a comunidade internacional na defesa dos direitos dos indivíduos e dos povos”, prosseguiu.

A Congregação para as Igrejas Orientais promoveu desde segunda-feira a 87ª Assembleia Plenária da ROACO, que se concluiu com esta audiência pontifícia.

OC

Partilhar:
Scroll to Top