Vaticano: Papa saudou novos membros da Guarda Suíça

Cidade do Vaticano, 07 mai 2016 (Ecclesia) – O Papa Francisco encontrou-se hoje no Vaticano com os membros da Guarda Suíça, um dia depois do juramento de 23 novos elementos do corpo militar.

O dia 6 de maio evoca anualmente os 147 soldados que morreram em 1527 para defender o Papa Clemente VII das tropas do imperador Carlos V.

O encerramento das comemorações teve lugar este sábado, numa audiência com o Papa aos guardas suíços e seus familiares.

“Sinto-me satisfeito por poder encontrar-vos e festejar convosco, também para exprimir o meu apreço e a minha gratidão pelo vosso serviço, a vossa disponibilidade e a vossa fidelidade à Santa Sé”, declarou Francisco.

O Papa elogiou os jovens que decidem dedicar desta forma alguns anos da sua vida ao serviço da Igreja, falando numa “ocasião única para crescer na fé, para experimentar a universalidade da Igreja”.

Francisco terminou convidando os presentes a fazer do seu trabalho uma experiência de fraternidade: “Deveis estar atentos uns aos outros”.

A Guarda Suíça Pontifícia, fundada por Júlio II em 1506, é uma companhia militar de jovens recrutados voluntariamente na Suíça, para a defesa da pessoa do Papa e da sua residência.

O corpo militar tem ainda outras tarefas, como a vigilância das entradas na Cidade do Vaticano e serviços de segurança e de honra durante as cerimónias religiosas e diplomáticas.

Uma representação da Guarda Suíça acompanha o Papa nas suas viagens ao estrangeiro.

OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top