Cidade do Vaticano, 10 jan 2014 (Ecclesia) – O Papa recebeu hoje, em audiências sucessivas, os gentis-homens e os sediários pontifícios, acompanhados pelos seus familiares.
Aos gentis-homens, Francisco agradeceu o serviço de acolher e acompanhar as pessoas que vêm ao Vaticano para se encontrarem com o Papa, para além de marcarem presença em cerimónias e receções oficiais.
“É por meio de vós, queridos gentis-homens, que as diversas autoridades e personalidades que visitam a Sé de Pedro têm os seus primeiros contactos com esta casa e recebem suas primeiras impressões”, disse.
Os gentis-homens de Sua Santidade são um corpo criado por Paulo VI, em 1968, que integra leigos, em recompensa pelo seu trabalho em favor da Igreja; o cargo honorífico faz deles parte da família pontifícia laica.
Já aos sediários, o Papa Francisco disse que o seu trabalho “pode tornar-se apostolado – uma preciosa ocasião para transmitir a alegria de ser cristão”.
“Agradeço-vos cordialmente e sinto-me em dívida convosco”, concluiu, agradecendo de modo especial a ternura com a qual os sediários pegam nas crianças durante as audiências públicas.
A função do sediário pontifício é a mais antiga do Vaticano, havendo notícia do ‘Colégio dos Sediários’ a partir do século XIV.
Antigamente, eram os homens que levavam aos ombros o trono do Papa nas celebrações litúrgicas; atualmente prestam serviço no apartamento pontifício, acolhendo as visitas, e marcam presença nas audiências gerais da Praça de São Pedro e em todas as ocasiões em que o Papa se encontra com os fiéis.
RV/OC