ONGD ligada à Conferência Episcopal Portuguesa celebra 25.º aniversário
Cidade do Vaticano, 16 set 2015 (Ecclesia) – O Papa saudou hoje uma delegação da Fundação Fé e Cooperação (FEC), ONGD ligada à Conferência Episcopal Portuguesa que celebra em 2015 o seu 25.º aniversário.
“Saúdo a os peregrinos de língua portuguesa presentes nesta audiência, e através de cada um de vós, saúdo a todas as famílias dos vossos Países. Dirijo uma saudação particular aos membros da Fundação «Fé e Cooperação» de Portugal e aos grupos de brasileiros. Deixa-vos guiar pela ternura divina, para que possais transformar o mundo com a vossa fé. Deus vos abençoe”, disse Francisco, no final da audiência pública semanal, na Praça de São Pedro.
A delegação – 18 elementos da equipa de Lisboa e um colaborador guineense – levou ao Vaticano algumas lembranças que evocam os 25 anos de trabalho.
“Vamos sobretudo pedir a sua bênção para a nossa organização, para o nosso trabalho mas também colocarmo-nos como sempre à disposição e ao serviço da Igreja e dos desafios das comunidades hoje em dia”, explicou a diretora executiva da organização.
Susana Réfega adiantou à Agência ECCLESIA que a FEC vai aproveitar para encontrar-se com a sua congénere italiana a FOCSIV (Federazione Organismi Cristiani di Servizio Internazionale Volontario).
A FEC é uma organização não-governamental para o desenvolvimento (ONGD) fundada anos pela Conferência Episcopal Portuguesa e os Institutos Religiosos de Portugal, com a missão de “promover o desenvolvimento humano integral através da cooperação e solidariedade entre pessoas, comunidades e Igrejas”.
“Muito do nosso trabalho é encontrar a coerência entre aquilo que a fé nos move a fazer e também a DSI em particular. É um trabalho que fazemos em Portugal para além das comunidades na Guiné-Bissau, Angola e Moçambique”, reforçou a diretora executiva da FEC.
HM/CB/OC