Mensagem sublinha importância de encontrar «unidade entre todas as diferenças»
Cidade do Vaticano, 18 jul 2024 (Ecclesia) – O Papa saudou os participantes do XXI Encontro de líderes nacionais da Pastoral da Juventude da América Latina e Caraíbas, que decorre na capital do Paraguai, desafiando os jovens a ser protagonistas de uma Igreja “sinodal”.
“Com as crianças, os adultos e os idosos, em comunhão intergeracional, sejam protagonistas de uma Igreja cada vez mais sinodal, discípula e missionária”, escreve, numa mensagem dirigida aos jovens reunidos em Assunção, desde segunda-feira.
Francisco sublinha o facto de o programa apresentar o “discernimento comunitário” como uma forma de “conversão na prática pastoral”.
O texto, divulgado hoje pelo Vaticano, deixa votos de que este encontro permita aos participantes “identificar os desafios e as oportunidades que enfrentam, com a ajuda do Espírito Santo”.
“Vocês são o presente, sejam corajosos! Eu encorajo-os para que se agarrem firmemente às suas raízes e sigam em frente, sem medo. Procurem a unidade entre todas as diferenças”, recomenda.
O Papa agradece especialmente aos jovens paraguaios pela organização do encontro e convida todos a prosseguir a preparação, durante este Ano de Oração, para “celebrar o próximo Jubileu 2025 com alegre esperança”.
OC