Francisco sublinha celebração de Jesus como «Senhor e Salvador», recordando quem precisa de ajuda
Cidade do Vaticano, 06 jan 2019 (Ecclesia) – O Papa Francisco saudou hoje no Vaticano as Igrejas orientais, católicos e ortodoxas, que vão celebrar o Natal esta segunda-feira, 7 de janeiro, seguindo o antigo calendário juliano.
“Dirijo-lhes a minha saudação cordial e fraterna, marcada pela comunhão entre todos nós cristãos, que reconhecemos Jesus como Senhor e Salvador”, disse, desde a janela do apartamento pontifícia.
Perante dezenas de milhares de peregrinos reunidos na Praça de São Pedro, neste Dia de Reis, Francisco recordou, a partir dos relatos evangélicos da adoração dos Magos, os que, ao contrário destas figuras, “têm medo da vinda de Jesus e fecham o coração aos irmãos e irmãs que têm necessidade de ajuda”.
“Herodes tem medo de perder o poder e não pensa no verdadeiro bem das pessoas”, exemplificou.
O Papa desafiou os crentes a não ficar nos “sinais exteriores” que assinalam o nascimento de Jesus, estando abertos à “novidade” da sua mensagem.
“Os Magos, vindos do Oriente, representam todos os povos afastados da fé judaica tradicional. Contudo, deixam-se guiar pela estrela e enfrentam uma viagem longa e arriscada, antes de chegar ao seu destino e conhecer a verdade sobre o Messias”.
Falando sobre os presentes destas figuras, “ouro, incenso e mirra”, Francisco realçou que a procura de Jesus “implica não só a perseverança no caminho mas também a generosidade do coração”.
“A salvação oferecida por Deus em Cristo é para todos os homens, próximos e afastados. Não é possível apropriar-se deste Menino: Ele é um dom para todos”.
Após a oração, o Papa recordou que a solenidade da Epifania marca também a festa da Infância Missionária, que este ano convida os mais novos a ser “atletas de Jesus”, para testemunhar o Evangelho “na família, na escola e nos espaços de lazer”.
Francisco saudou depois os responsáveis pelo “cortejo histórico e folclórico” que promove os “valores da Epifania”, pelas ruas de Roma, bem como os membros da banda que animava a multidão na Praça de São Pedro.
“Continuai a tocar esta alegria do dia da Epifania”, declarou, antes de despedir-se com votos de “boa festa” e “bom almoço”.
OC
Igreja: Católicos de Rito Bizantino e ortodoxos celebram o Natal a 7 de janeiro