Francisco deixou também uma mensagem para a Infância Missionária
Cidade do Vaticano, 06 jan 2016 (Ecclesia) – O Papa Francisco dirigiu uma saudação às Igrejas Orientais que vão celebrar o Natal esta quinta-feira, seguindo o calendário introduzido no ano 45 a.C. pelo imperador romano Júlio César.
“Hoje manifestamos a nossa proximidade espiritual aos irmãos e irmãs do Oriente cristão, católicos e ortodoxos, muitos dos quais celebram amanhã [7 de janeiro] o Natal do Senhor: que a eles cheguem os nossos votos de paz e de bem”, disse, no Vaticano, durante a recitação do ângelus.
Francisco pediu aos presentes que oferecessem um “grande aplauso” para saudar estes cristãos.
A Igreja Católica segue maioritariamente o ‘calendário gregoriano’, introduzido em 1582 pelo Papa Gregório XIII, mas as comunidades de rito bizantino seguem até hoje o ‘calendário juliano’, que apresenta um atraso de 13 dias em relação ao calendário civil.
Perante milhares de pessoas reunidas na Praça de São Pedro, na solenidade litúrgica da Epifania – conhecida popularmente como Dia de Reis -, Francisco recordou ainda o Dia Mundial da Infância Missionária.
“É a festa das crianças que, com as suas orações e sacrifícios, ajudam os mais necessitados da sua idade, tornando-se missionários e testemunhas de fraternidade e partilha”, explicou.
As Obras Missionárias Pontifícias promovem anualmente a 6 de janeiro esta jornada da Infância Missionária, que em 2016 tem como lema ‘Com as crianças da América falamos de Jesus’, para transmitir por palavras a “experiência interior do encontro” com Cristo.
“Na festa da Epifania, com os Magos, procuramos Jesus para estar com Ele. É bom ver o ser humano à procura de Deus. É bom ver que somos capazes de escutar a voz de Deus que fala ao coração dos homens”, explicam as Obras Missionárias Pontifícias em Portugal.
A solenidade da Epifania, palavra de origem grega que significa ‘brilho’ ou ‘manifestação’, celebra-se a 6 de janeiro nos países em que este dia é feriado civil; nos outros, como em Portugal, assinala-se no domingo entre 2 e 8 de janeiro.
OC