Francisco elogia exemplo do país sul-americano
Cidade do Vaticano, 14 fev 2021 (Ecclesia) – O Papa saudou hoje no Vaticano o Governo da Colômbia pela concessão de estatuto temporário de proteção para migrantes venezuelanos.
“Hoje, em particular, associo-me aos bispos da Colômbia, para exprimir o meu reconhecimento pela decisão das autoridades locais de implementar o estatuto de proteção temporária para os migrantes venezuelanos presentes no país, favorecendo o seu acolhimento, proteção e integração”, disse, no final da oração do ângelus, desde a janela do apartamento pontifício.
Francisco sublinhou que esta decisão partiu de um “um país com tantos problemas, de desenvolvimento, de pobreza, de paz, com quase 70 anos de guerrilha” e não de um “país riquíssimo, superdesenvolvido”.
“Com estes problemas, teve a coragem de olhar para esses migrantes e dar-lhes este estatuto. Obrigado à Colômbia, obrigado”, concluiu.
Estima-se que cerca de 2 milhões de pessoas tenham saído da Venezuela rumo ao território colombiano, desde 2015, devido à crise política, económica e social.
O Papa começou por agradecer a todos os que “trabalham em favor dos migrantes”.
OC