Vaticano: Papa reza por quem chega à Europa em busca de paz

Francisco cumpriu homenagem anual junto a imagem da Imaculada Conceição, em Roma

Roma, 08 dez 2015 (Ecclesia) – O Papa cumpriu hoje a homenagem anual junto à imagem da Imaculada Conceição, na Praça de Espanha, em Roma, onde rezou por todos os que chegam à Europa “de terras distantes, em busca de paz e de trabalho”.

Num momento de oração acompanhado por centenas de pessoas, Francisco apresentou uma oração da sua autoria à Virgem Maria, “em nome das famílias, das crianças e jovens “abertos à vida”, dos idosos, dos doentes, dos presos e de quem “sente mais duro o caminho”.

“Olhando para ti, nossa Mãe Imaculada, reconhecemos a vitória da divina misericórdia sobre o pecado e sobre todas as suas consequências e reacende-se em nós a esperança de uma vida melhor, livre da escravidão, rancores e medos”, acrescentou.

A cerimónia decorreu na solenidade litúrgica da Imaculada Conceição, dia que o Papa escolheu para dar início ao Jubileu da Misericórdia, um ano santo extraordinário convocado por Francisco (dezembro 2015-novembro 2016).

Rezando à “Mãe de Misericórdia”, o Papa argentino falou do “perdão” para todos, da paz e da reconciliação.

Francisco permaneceu em oração diante do monumento à Imaculada Conceição, que recorda em Roma o dogma proclamado a 8 de dezembro de 1854 por Pio IX.

Seguindo a tradição iniciada pelos seus predecessores, o Papa levou flores até junto da imagem da Imaculada foi colocada na Praça de Espanha em 1857, três anos depois da definição dogmática de Conceição Imaculada de Maria, sob o pontificado do Papa Pio IX – por cuja vontade se ergueu o monumento -, que o abençoou a 8 de dezembro.

Após a oração, o pontífice argentino passou cerca de 10 minutos a cumprimentar doentes, idosos e pessoas com deficiência.

Antes de regressar ao Vaticano, o Papa Francisco deslocou-se em privado à Basílica de Santa Maria Maior, para um momento de oração diante da ‘Salus Populi Romani’, um símbolo muito venerado pelos romanos.

OC

Partilhar:
Scroll to Top