Terramoto, que causou mais de 30 mortos no Paquistão, foi também sentido na Índia, Turquia e países do Golfo Pérsico
Cidade do Vaticano, 17 abr 2013 (Ecclesia) – O Papa rezou hoje no Vaticano pelas dezenas de mortos e feridos causados pelo tremor de terra ocorrido esta terça-feira no Irão, que os cientistas locais afirmam ter sido o mais violento desde há mais de 50 anos.
“Tomei conhecimento com tristeza do violento sismo que atingiu as populações do Irão e do Paquistão, levando morte, sofrimento, destruição”, disse Francisco na audiência geral a que presidiu na Praça de São Pedro, perante milhares de pessoas.
O epicentro do sismo de magnitude 7.8 localizou-se numa região desértica e montanhosa no sudeste do Irão, próximo da fronteira com o Paquistão, país onde causou mais de 30 mortos e 100 feridos.
“Elevo uma oração a Deus pelas vítimas e por todos aqueles que sofrem a dor, e desejo manifestar ao povo iraniano e ao paquistanês a minha proximidade”, disse o Papa.
As autoridades iranianas referem que a profundidade do epicentro foi estimada em 95 km, fazendo com que o abalo, também sentido na Índia, Turquia e países do Golfo Pérsico, tivesse à superfície o impacto equivalente à magnitude de 4.0, adianta a agência Fars.
Na audiência geral da última quarta-feira o Papa também rezou pelas vítimas de um sismo no sudoeste do Irão que provocou pelo menos 37 mortos.
O terramoto desta terça-feira foi 180 vezes mais forte na libertação de energia do que o ocorrido na última semana.
RJM / Com Agências