Sismo causou pelo menos 37 mortos e 850 feridos
Cidade do Vaticano, 10 abr 2013 (Ecclesia) – O Papa Francisco orou hoje no Vaticano pelas vítimas do sismo de magnitude mínima de 6.1 que ocorreu esta terça-feira no Irão e que, segundo as agências, causou pelo menos 37 mortos e 850 feridos.
“Tomei conhecimento da notícia do forte terramoto que atingiu o sul do Irão e que causou mortos, numerosos feridos e graves prejuízos. Rezo pelas vítimas e exprimo a minha proximidade às populuações atingidas por esta calamidade”, afirmou na audiência geral a que presidiu na Praça de São Pedro, perante milhares de pessoas.
As cerca de 200 famílias afetadas, que passaram a noite ao relento, estão agora a ser realojadas, dizem as autoridades locais.
“Rezemos por todos estes irmãos e irmãs do Irão”, dise o Papa.
Foram atingidas 700 casas, que nas regiões rurais são em grande parte construídas com tijolos de lama.
A única central nuclear iraniana, localizada em Bushehr, a 90 km, não foi atingida pelo abalo e continua a trabalhar normalmente, indicam os responsáveis da unidade.
Mais de 80 réplicas, a mais forte com uma magnitude de 5.4, atingiram o sudoeste do país na hora que se seguiu ao terramoto e continuaram na manhã de quarta-feira.
O terramoto foi sentido no Dubai, Abu Dhabi e Bahrein.
RJM/Com agências
[[v,d,,]]