Vaticano: Papa respondeu a leitor da revista «Praça de São Pedro», que perdeu o filho com 13 anos

«É nossa esperança que Domenico Maria esteja no Céu com Jesus e Nossa Senhora e interceda por sua família» – Leão XIV

Cidade do Vaticano, 17 out 2025 (Ecclesia) – O Papa Leão XIV aconselhou Francesco, um pai que perdeu o filho, a permanecer “sempre ligado ao Senhor, a morte nunca tem a última palavra”, em resposta a este leitor da revista ‘Praça de São Pedro’, do Vaticano.

“É nossa esperança que Domenico Maria esteja no Céu com Jesus e Nossa Senhora e interceda por sua família. Rezem por ele. Rezem com ele”, respondeu pessoalmente o Leão XIV, na publicação da Basílica do Vaticano, divulgou esta sexta-feira, 17 de outubro, citado pelo portal online ‘Vatican News’, em língua italiana.

Na secção ‘diálogo com os leitores’, da revista ‘Piazza San Pietro’ (‘Praça de São Pedro’), Francesco, pai de quatro filhos, escreve que Domenico Maria, que faleceu com 13 anos, “era um rapaz de esperanças promissoras”, numa carta ao Papa que “pretende ser apenas um pensamento, além de uma recordação”.

“Santidade, o nosso Domenico Maria era um rapaz de esperanças promissoras… Tinham-no eleito capitão; partiu há dezoito anos devido a uma doença repentina e fulminante. Esta minha carta pretende ser apenas um pensamento, além de uma recordação… para que Deus, na Sua infinita bondade e misericórdia de Pai, o acolha no reino dos céus”, escreve o pai.

Leão XIV explica a Francesco que a vida deles “unida à de Domenico Maria, é um grande exemplo para todos os pais e mães que não conseguem superar a dor imensa da perda de um filho”.

O Papa, através da revista ‘Praça São Pedro’, destaca a comunhão que não se rompe, a partir do Batismo começa uma vida que não terá fim, “porque a morte nunca tem a última palavra”, permanecendo sempre ligada ao Senhor, e a “oração – como o desporto autêntico que Domenico Maria amava – cria laços, “e une para sempre”.

Na bênção final, Leão XIV, assegura orações por Domenico Maria e por todos os jovens que deixaram demasiado cedo, para que não permaneçam no silêncio, mas na luz.

A revista ‘Piazza San Pietro’ é editada pela Basílica Vaticana, dirigida pelo padre Enzo Fortunato, que escreve um editorial a partir do título ‘a luz que vence a noite da dor’, onde exorta a acreditar que “na mesma linha em que se sente o vazio lacerante, percebe-se uma confiança que não cede: a certeza de que aquele filho vive em Deus”, informa o portal online ‘Vatican News’.

A edição de outubro da revista ‘Praça de São Pedro’ é dedicada aos pobres no coração do Papa e da Igreja, remete para o Encontro Mundial da Fraternidade, realizado nos dias 12 e 13 de setembro, em Roma, fraternidade entendida como resposta à guerra e às divisões, tal como explicado nas análises aprofundadas dos protagonistas.

Esta não é a primeira vez que Leão XIV responde as leitores da revista ‘Praça de São Pedro’ – Laura, Zaira –, prosseguindo a tradição iniciada pelo Papa Francisco, na edição de julho, dedicada ao Jubileu da Juventude,

CB

Partilhar:
Scroll to Top